Olá amante e falante do português. Sê bem-vindo a uma viagem mágica pelos meandros da língua portuguesa! Pega no teu passaporte linguístico e ajusta os teus ouvidos para captar os filhos exuberantes de um idioma que tem uma história mais intrigante do que uma novela de mistério.
Somos um grupo de lusófonos apaixonados pelo espaço que ocupam as "várias línguas em português", suas derivações, seus sotaques, culturas, texturas, temperaturas, temperos e sentimentos, etc..
O projeto RNLP-Rádio Nova da Língua Portuguesa é feito por lusófonos de vários origens
Somos 280 milhões e a quinta língua mais falado no mundo.
Onde quer que você esteja!
SOMOS GIGANTES: na diversidade; nos ritmos; nas histórias; nos sotaques…
Estamos em:
Site da RNLP
https://rnlp.org
A RNLP Rádio Nova da Língua Portuguesa é feita por lusófonos de várias origens.
Também nos pode acompanhar instalando os nossos aplicativos:
Web APP: https://rnlp.org/pwa/#/home
Web Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.radiobroadcastapp.rnlpradionovalinguap
Onde quer que você esteja!!!
Somos 280 milhões e a quinta língua mais falada no mundo
A nossa História
O projeto RNLP evoluiu a partir de um outro projeto que tinha sido preparado para as comemorações do dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas de 2019. O projeto original previa o lançamento de uma rádio online (via streaming) em Salvador da Bahia, tendo por objetivo dar a conhecer à população baiana as atividades do Gabinete Português de Leitura da Bahia, bem como da comunidade portuguesa daquele Estado brasileiro. Apesar da ideia ter sido bem acolhida, algum tempo depois constatou-se que o modelo de radio não atraía audiências desejadas.
Durante o início do confinamento provocado pela Covid 19, numa reunião onde se tentava encontrar estratégias para manter o público atento às iniciativas culturais emanadas a partir de um núcleo de pessoas ligadas à cultura de diversos países, foi lançado um desafio aos presentes para que fosse alterado o formato da rádio para que o projeto conseguisse atingir e manter um público bem mais vasto (mas sem cair no mais do mesmo), ou seja, pensar-se num projeto original, mas sem nunca perder de vista a sua essência: fazer ouvir a língua portuguesa nas suas muitas facetas, timbres e sotaques.
A ideia central deste projeto de radio sempre foi a língua portuguesa, com todas as suas variações nas vogais, ditongos, hiatos, tritongos, essa imensa teia de sotaques, timbres, crioulos, dialetos e regionalismos, (etc.), que une cerca de 280 milhões de seres humanos.
Apesar da língua ser um dos pontos que nos une, há uma imensidão de fios nessa teia que nos torna diferentes, seja pela nossa percepção do espaço, da temperatura, da água, do sol, da terra, do ar ou dos outros que nos rodeiam e é isso que este projeto de radio pretende divulgar.
Com a ideia base cimentada, demos início à formatação da equipe de gestão do novo projeto. Dividimos responsabilidades (quem toma conta da parte administrativa, financeira, jurídica, conteúdo, marketing, grelha de programação, etc.) e fizemos a coordenação da equipe.
Posteriormente, avançámos para o conceito de programas, jingles/chamadas e promoção do projeto. Como o projeto era (e continua a ser) voluntário, convidaram-se várias pessoas para o integrarem, sobretudo pessoas que pudessem trazer valor ao projeto, a partir das suas especializações (por exemplo, jornalistas de radio, médicos, docentes universitários, publicitários, advogados e outros), para que estes ajudassem o projeto com a criação programas de raiz, originais e com qualidade.
As emissões começaram a 13 de setembro de 2020.
Como + de 95% da emissão é gravada, implementamos a seguinte estrutura de programação:
- Jingles / Chamadas / Spot: série de pequenos spots que podem ser um anuncio de um evento ou chamada para um programa ou ideia;
- Curtas: Série de pequenos programas curtos (em até 2 minutos cada), que passam aleatoriamente ao longo da programação diária, com um intervalor de +- 1 hora entre cada um, mas de conteúdo leve;
- Médias: Série de pequenos programas de duração curta e média (em até 15 minutos cada), que passam alieatoriamente ao longo da programação diária, com um intervalor de +- 3 horas entre cada um, mas de conteúdo leve;
- Entrevistas: Série de programas de duração média e longa (em até 30 minutos cada), que passam aleatoriamente ao longo da programação diária, com um intervalor de +- 5 horas entre cada um, com um tema a ser apresentado ou com um entrevistado
- Completo: Programas de duração longa (entre 30 a 55 minutos cada), que passam em horários e dias pré agendados, mas com um conteúdo mais aprofundado
A grelha de programação é muito heterogenia, refletindo parte da multiculturalidade lusófona, mas dela destacam-se os seguintes por os considerarmos únicos:
Curiosidades da Lusofonia: MÉDIAS: Ao longo destes anos a equipe já criou 66 programas, onde são abordados temas que pretendem dar a conhecer aspetos únicos da Lusofonia, como por exemplo, a origem dos Pasteis de Belém, do Acarajé, da Morna, da Kizomba, da Capoeira, da história do Galo de Barcelos, o que é e para que serve a Jabuticaba, do Círio de Nazaré, da fruta Caju, etc., etc.;
Como Conseguiram: MÉDIAS: Série de pequenos programas onde são mostrados uma descrição leve dos grandes feitos da humanidade, nomeadamente, como foram feitas as estradas romanas, como os incas levavam peixe fresco do litoral para Machu Pichu, como era a vida dos estudantes universitários na Idade Média, como foi construída Ankor Vat, etc.…;
Bom pra Saúde: CURTAS: a equipe já produziu mais de 600 pequenos programas com sugestões, alertas e cuidados de saúde;
Palavras para Imagens: MÉDIAS: Programa único no mundo, onde se faz uma áudio descrição de uma peça de arte ou fotografia localizadas em ambientes artísticos, culturais ou em espaços educativos e outros). Esta forma de áudio descrição, desenvolvida por professores das Universidade Federal da Bahia e pelo Instituto Politécnico de Leiria, foi inicialmente pensada para as pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), depois avançou para outros grupos (pessoas com deficiência intelectual, disléxicos, idosos, entre outros). Ao invés de ver a imagem, o ouvinte é convidado a ouvi-la.
Cantos Brasileiros: COMPLETO: Uma viagem musical e de historia por cada cantor e interprete brasileiro;
Grande Entrevista: ENTREVISTAS: Entrevistas feitas a vários lusófonos, como por exemplo, Teresa Salgueiro, Pepetela, Pedro Abrunhosa, Presidente do Instituto Camões e atual embaixador de Portugal no Brasil, Pintor Carlos Mota, etc.
500 anos de Camões: CURTAS: Cada ouvinte a declamar um poema a seu gosto de Camões.
Enfim, a língua portuguesa é como um caldo cultural fervilhante, com toques de história, encontros e desencontros. Os sotaques são uma pitada de tempero que dá aquele sabor especial à nossa conversa de todos os dias.
E mesmo que cada região tenha suas deambulações na língua, todos eles têm uma coisa em comum: a paixão pela língua portuguesa.
Então, quando você estiver em um local diferente, preste atenção nos sons das palavras.
Você pode não entender tudo à primeira, mas o importante é entrar nesse turbilhão de sotaques e deixar que a língua portuguesa te envolva como uma manta quentinha num dia frio.
E assim, entre sons e palavras, você estará ligado a uma história que atravessou séculos e oceanos para nos fazer sorrir, refletir e até mesmo rir de alguns "trocadilhos" linguísticos